5/05/22 às 16h36 - Atualizado em 1/12/22 às 16h16

Você sabe como descartar corretamente o lixo verde?

O sonho de consumo de quem mora em uma casa com uma espaçosa área verde é ter um jardim digno daqueles palácios reais. Para isso, o proprietário precisa manter a grama cortada, as árvores podadas e as plantas adubadas para deixar o espaço sempre bonito e bem cuidado. Mas, depois das podas, você sabe a forma correta de descartar o chamado lixo verde? Uma coisa é certa, esse material não deve ser misturado ao lixo orgânico nem ao reciclável. Muito menos ser descartado na rua, em área pública, colocando a saúde de todos em risco e atraindo roedores e outros bichos para as áreas residenciais.

Diariamente as equipes da Administração do Lago Norte recolhem galhos secos, cascas de árvores, sementes, frutas podres e resto de podas que são descartados indevidamente nas ruas, mas isso não é obrigação da Administração. É de responsabilidade de cada morador recolher e descartar corretamente o lixo verde produzido em sua área residencial sob pena de multa.

Quando houver uma grande limpeza do quintal, envolvendo a poda, varrição de folhas e restos de frutas, uma das opções é a contratação de container para o descarte adequado. Ou levar até o papa entulho mais próximo. Já no caso de pequenos descartes, o material deve ser ensacado e amarrado de forma que possa ser coletado pelo SLU.

O órgão responsável pela fiscalização e aplicação de multa é a Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal, a DF Legal. De acordo com a pasta, aos moradores que realizarem o descarte em calçadas, em áreas de circulação de pedestres, em canteiros e demais locais públicos, será emitida multa, que pode variar de R$ 2.544,08 a mais de 25 mil reais. O valor pode variar de acordo com a gravidade da infração e podem ser somados por metro quadrado, quando estiverem espalhados, ou por metro cúbico, quando formam aquele monte.

O administrador do Lago Norte, Anderson Tolêdo, destaca a importância de cada morador fazer a sua parte. “O Lago Norte é uma cidade reconhecida pela sua beleza, limpeza e organização. E para continuar sendo esse exemplo de cidadania, precisamos da ajuda de todos os moradores cuidando e respeitando as regras, preservando a qualidade de vida de todos”. Anderson alerta ainda que providências serão adotadas junto à DF Legal para multar os moradores que insistirem na irregularidade. “As equipes da administração precisam dar prioridade ao serviço de interesse coletivo e não ficar recolhendo lixo verde particular jogado em área pública por alguns moradores. Isso prejudica o bom funcionamento para todos”, conclui.

Papa-Entulho

O Papa-Entulho recebe, gratuitamente, podas de árvores, galhadas, móveis velhos, materiais recicláveis e até óleo de cozinha.  No endereço www.slu.df.gov.br/papa-entulho estão disponíveis os locais com as unidades de Papa-Entulho em operação.

Por Natalia Carvalho
Ascom / Lago Norte