18 de janeiro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
9/12/21 às 15h09 - Atualizado em 9/12/21 às 15h34

Administração Regional do Lago Norte é premiada por alcançar 100% do Índice de Transparência Ativa 2021

COMPARTILHAR

A Administração Regional do Lago Norte foi premiada por ter atingido 100% do Índice de Transparência Ativa 2021. O evento para entrega do troféu aconteceu na manhã desta quinta-feira (9/12) no Palácio do Buriti. Este é o quarto ano em que a Administração atinge a pontuação máxima na avaliação.

Para atingir a meta, órgãos e entidades do DF devem seguir as normas da lei distrital de acesso à informação do DF (nº 4.990/2012) e divulgar nos respectivos portais da internet informações de transparência ativa, que são as de caráter institucional, como endereço e formas de contato telefônico ou eletrônico,  ou relacionadas a despesas, contratos, convênios, licitações e servidores.

De acordo com chefe da Ouvidoria da Administração do Lago Norte, Cláudio Nogueira, a divulgação proativa de dados por iniciativa do setor público, mesmo quando não requerido, é um facilitador. “ Além de reduzir os custos com a prestação de informações, evita o acúmulo de pedidos sobre o mesmo tema e facilita o acesso das pessoas às informações. Para mim, como ouvidor, é uma honra recebermos pela quarta vez o prêmio de 100% do Índice de Transparência Ativa do GDF”, afirma.

                                                                                                     

Esta é a sexta edição do prêmio. No primeiro ano da premiação, em 2016, apenas cinco órgãos haviam atingido o índice de 100% de transparência ativa. Em 2020, houve um aumento de mais de 40% no número de órgãos com 100% no índice, saltando de 54 para 77 órgãos. Já em 2021, todos os órgãos do GDF alcançaram a marca de 100% de transparência, um marco histórico, nunca alcançado desde a criação do prêmio.

Segundo o administrador do Lago Norte, Marcelo Ferreira, atingir pelo quarto ano a pontuação máxima do Índice de Transparência Ativa é motivo de orgulho. “ Trabalhamos para que a disponibilização de informações de interesse geral e coletivo estejam sempre à disposição do cidadão. Isso possibilita a participação da população no acompanhamento e fiscalização da administração pública”, acrescenta.

                                                                                            

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros