04 de dezembro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
28/06/19 às 12h50 - Atualizado em 2/07/19 às 9h42

Lago Norte livre de poluição visual

COMPARTILHAR

Visando dar maior qualidade de vida à população do Lago Norte e região, a Administração Regional criou uma forma de trabalhar em parceria com a comunidade. São grupos de Whatsapp monitorados 24 horas diárias. Dessa forma, a gestão pública proporciona maior agilidade e eficácia na manutenção das vias públicas, nos serviços de limpeza e roçagem e, principalmente, no extermínio à poluição visual.

E a mudança no visual da região é comprovada. Quem caminha pelas ruas do Lago Norte, atualmente, encontra uma cidade livre de placas, faixas e cartazes de anunciantes em área pública. “Primeiro fizemos um trabalho de conscientização. Quando eu via uma placa ou cartaz em área pública, ligava imediatamente ao anunciante e pedia a retirada da mesma. Hoje, poucos são os que têm essa conduta”, conta o administrador Marcelo Ferreira.

Além disso, qualquer membro da administração está autorizado a recolher os cartazes e faixas que, por ventura, sejam colocados nas áreas públicas. No início da gestão, o trabalho era intenso. A administração chegava a recolher, pelo menos, 100 faixas por dia. Hoje, esse número caiu para 10. “É um trabalho de formiguinha, mas vale a pena. A cultura das faixas no Lago Norte está acabando. Poucos são os que ainda colocam esse tipo de anúncio e acreditamos que o faça por desconhecimento. Já percebemos que, hoje, as faixas que recolhemos são colocadas por gente que não mora da região”, conta o administrador.

E o que a administração faz com o ‘lixo’ visual recolhido? As madeiras são todas enviadas para o Viveiro Comunitário do Lago Norte. Lá são utilizadas como escora de plantas ou até mesmo para cercamento. Os tecidos eram doados a uma cooperativa que não mais se manifestou, por isso a administração está à procura de novo interessado.

“O Lago Norte está mudado. Só não vê quem não quer. Estávamos abandonados. Hoje temos gosto de circular pela região. Essa administração está sempre de portas abertas à comunidade”, conta a aposentada Algecira Amaral, moradora da QI 01, conjunto 03.

Com relação às faixas, a moradora conta que era comum caminhar pelas ruas da região e deparar com todo tipo de anúncio. “Eram faixas de venda e aluguel de imóveis. Cartazes com promoções de empresas. Vendas particulares. Procura de animais perdidos. Mal víamos o meio fio. As pessoas não entendem que esse tipo de ação deixa a cidade feia. Agora é diferente. Tudo limpinho. Estou satisfeita com meu Lago”, comemora.

Caso um morador ou visitante depare com placas e cartazes nas ruas da cidade, basta entrar em contato com o órgão, que a mesma será retirada.

 

 

Serviço:

Administração Regional do Lago Norte

Endereço: SHIN – CA 05 – Bloco J1

Telefones: 3468 9400 – 3468 9401 – Whatsapp 9108 1790

Horário de funcionamento: de segunda à sexta das 8h às 18h

Sábados das 9h às 12h.

 

 

Fonte: ASCOM

 – Gabinete Administração Regional do Lago Norte – Jussiara Santos – Fone: 3468 9406 – Wpp 982624212

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros